Guararema: cidade turística pertinho do Cabanas Portal da Serra

A apenas trinta minutinhos do Cabanas Portal da Serra está Guararema, uma cidade cheia de atrativos para quem busca um passeio ainda mais completo.

Guararema é uma cidadezinha do interior do vale do Paraíba, ainda pacata, gostosa de passear e que atrai muitos visitantes devido suas belezas naturais e riqueza em pontos turísticos.

Guararema - SP

A cidade é banhada pelo rio Paraíba do Sul com águas calmas e repletas de peixes. Há também muita Mata Nativa, habitat de animais silvestres e que dão aquele charme para a paisagem.

Foto: Depositphotos.

Além das belezas naturais, os atrativos como arte, história e gastronomia também ganham destaque especial. Para te ajudar na escolha dos pontos a visitar, hoje trazemos algumas dicas excelentes para quem pretende dar um pulinho por lá.


O que fazer em Guararema?

Em Guararema a maioria das atrações são gratuitas. Por serem muito diversas, elas são interessantes para todos os tipos de públicos.

Guararema convida para desacelerar um pouco e contemplar com calma cada cantinho, cada peça de arte, cada monumento que representa muita história e, claro, estar em contato com a natureza e respirar o ar puro renovando as energias.

A recomendação é não visitar a cidade às pressas. A calma e a tranquilidade proporcionam o melhor aproveitamento do passeio.

1) Trem de Guararema

Este é um ponto que você não pode deixar de visitar. A Estação de Trem de Guararema é o marco da cidade, pois foi uma das primeiras construções do município. Hoje a estação dá lugar a um centro cultural repleto de história.


Foto: Depositphotos.

Você também pode fazer um passeio de Maria Fumaça. Ele acontece aos finais de semana até o bairro Luiz Carlos, percorrendo uma distância de 7 km. O trem turístico é uma composição com três carros de madeira fabricados na Inglaterra e tracionado por uma locomotiva a vapor fabricada nos Estados Unidos, a maior em atividade no Brasil.

Os ingressos custam, aproximadamente, R$ 70,00 (ida e volta) por pessoa (valores de maio de 2021) e você pode garantir o seu com antecedência, acessando o site do Trem de Guararema.


2) Mirante de Guararema

O Mirante de Guararema foi inaugurado em março de 2018 e está localizado no Morro do Gerbasío. Além da bela paisagem que pode ser contemplada das alturas, o local também oferece diversas atrações como lunetas de observação, letreiros com o nome da cidade e nove fontes interativas com show de águas e luzes.

É um ótimo local para apreciar o pôr do sol em um dia com céu limpo. A infraestrutura também é excelente, possui bancos, decks, banheiro, espaço gourmet e amplo estacionamento gratuito.

A visitação acontece de terça-feira a domingo, feriados e pontes de feriados, das 7h às 23h.


3) Estação Literária Prof. Maria de Lourdestre Évora Camargo

A Estação Literária é uma biblioteca e vitrine cultural de Guararema. O espaço já chama atenção por sua fachada moderna e revestida com vidro.

Além da infinidade de livros convidativos para um mergulho literário, a estação também oferece programação cultural que procura abranger todos os públicos. O local ainda conta com um amplo espaço de conveniência, jardim, espaço para leitura e cafeteria.

A visitação fica aberta às terças, quintas e sextas das 9h às 20h, quartas das 09h às 22h e sábados, feriados e ponte de feriados das 10h às 18h.


4) Igreja de Matriz de São Benedito

A Igreja de São Benedito foi inaugurada em 1956 e, apesar dos traços simples, tem uma beleza singular e está bem conservada. A igreja fica na Praça 9 de Julho, que é ponto de encontro dos moradores de Guararema e de descanso dos turistas.

Além da bela história do monumento católico, você certamente encontrará nos arredores um carrinho de pipoca retrô que proporciona uma certa viagem no tempo, quando este era o passeio de fim de semana preferido na cidade.


5) Cachoeira do Putim

Para quem adora se refrescar e não perde a chance de tomar um banho de cachoeira, a Cachoeira do Putim oferece uma imersão em uma sensação de paz. O som das quedas d’águas e dos pássaros proporciona conexão completa com a natureza.

Por ser mais isolada, não há estrutura de comércio, então é importante levar lanches e água. Não é recomendado visitar a cachoeira em período de chuva, a água fica barrenta e isso pode ser perigoso aos visitantes.


6) Parque Municipal Ilha Grande

Como sugere o nome, o parque é de fato uma ilha localizada no Rio Paraíba Sul. O acesso é feito através de uma ponte que permite observar o rio e até mesmo alimentar os peixes. Este espaço em meio à natureza é ideal para relaxar, praticar atividades físicas e aprender sobre o meio ambiente já que dispõe de um Núcleo de Educação Ambiental.

A infraestrutura oferece 400 metros de trilhas, áreas pra praticar exercícios, playground, bancos, jardins e um Núcleo de Educação Ambiental e a visitação está aberta todos os dias das 7h às 19h.


7) Parque Municipal da Pedra Montada

O Parque Municipal da Pedra Montada tem este nome devido ao seu principal atrativo, duas enormes pedras, que devido a um fenômeno natural, se encontram uma em cima da outra. São 9 metros de comprimento e 2 metros de largura, sendo que a escultura chama a atenção de muitos curiosos que, certamente, não conseguem explicar como foram colocadas ali.


Foto: Depositphotos.

Pra acessar a Pedra Montada é necessário subir escadas e rampas em madeira (as rampas permitem acesso à pessoas com necessidades especiais). O trajeto é curto e cercado por pequenas quedas d’águas, com uma bela vista da região.

A visitação é aberta diariamente das 8h às 20h.


8) Recanto do Américo (Pau D’Alho)

O Recanto do Américo (também conhecido como Pau D’Alho) tem sido um dos melhores lugares para apreciar a natureza na cidade há mais de uma década e também um dos principais cartões-postais de Guararema.

O local possui espécies de mata nativa e ilhas com pontes suspensas que permite o acesso dos turistas para observar diferentes ângulos da paisagem. Entre os atrativos naturais está a famosa árvore centenária de 33 metros de altura, que é uma verdadeira estrela.

No recanto, você pode fazer caminhadas pela trilha, se exercitar, brincar com os pequenos no parquinho, namorar no mirante ou até mesmo apreciar as capivaras e esquilos, que já são ícone da cidade e não se escondem dos visitantes.

A paisagem composta de vários tons de verde é perfeita para fotos, tanto que vários ensaios fotográficos são realizados em meio a natureza.

A infraestrutura também é excelente com praça, bancos, decks, lanchonetes, bebedouros e banheiros. Além disso, o ambiente é planejado para ações sustentáveis e ecológicas, como reciclagem e campanhas de conscientização, pois no coração do parque reside o NEA (Núcleo de Estudos Ambientais).  A visitação à praça é liberada 24 h, já a ponte fica aberta das 9h às 17h30 e os banheiros das 9h às 21h.


Guararema no Natal

Desde 2009, na época de natal, Guararema ganha uma decoração linda com enfeites temáticos e muitas luzes. Essa estrutura é montada com foco em sustentabilidade já que os enfeites são feitos de garrafas PET doadas pelos moradores através de campanhas promovidas ao longo do ano. Esta prática completou 9 edições em 2018, utilizando 500 mil garrafas.

A cerimônia de acendimento das luzes acontece entre final de novembro e começo de dezembro. A decoração permanece até início de janeiro e, durante este período, acontecem diversos eventos culturais e musicais gratuitos pra celebrar o Natal na cidade.

Foto: Depositphotos.

Guararema no Natal se torna um dos destinos mais procurados do estado de São Paulo e com uma das melhores programações e decorações da época. E o melhor: é ecologicamente correto!


Gastronomia em Guararema

Boas opções gastronômicas não faltam em Guararema. Para quem não dispensa uma boa alimentação, terá variedades em restaurantes, lanchonetes, bares, pizzarias e docerias para qualquer hora do dia. 

Como a cidade é banhada por um rio, restaurantes especializados em pratos com peixes são muito comuns, além da comida caseira com gostinho de fazenda que são muito procuradas, assim como as docerias a tarde. 


Guararema é mesmo encantadora, não é mesmo? Hospede-se aqui no Cabanas Portal da Serra e tire um dia para conhecê-la!