TABOA: uma planta aqui presente, que nos inspira a cuidar das pessoas

Já conhece a Taboa? 

A taboa é uma PANC (planta alimentícia não convencional), muito característica da região aonde está o nosso hotel. No entorno do Cabanas Portal da Serra, aqui em Mogi das Cruzes, é possível ver um "mar de taboa": cenário bucólico que encanta e transmite aquela paz do campo!

E você sabia que a Taboa não é só para enfeitar nossa paisagem? Ela tem muitos usos, desde medicinal até na culinária! Vamos entender mais sobre ela? Siga a leitura... 

 

O que é uma PANc? 

Ainda que não seja de conhecimento de todas as pessoas, PANc significa “planta alimentícia não convencional”. Mas o que isso significa?

Na prática, muitas plantas consideradas “mato” ou “pragas” e que as pessoas costumavam simplesmente arrancar, são na verdade comestíveis e muito nutritivas! E a taboa é uma delas. 

Embora seja até difícil de acreditar, apenas no Brasil o consenso é de que existam aproximadamente 7 mil plantas comestíveis. Se considerarmos o mundo todo, são pelo menos 30 mil tipos dessas plantas! Tem muita planta ainda desconhecida por aí... 

E quais são as características da Taboa?

Aqui na região da Cabanas Portal da Serra é possível ver a Taboa nos campos mais alagados, já que é uma planta aquática. Seu tamanho varia de dois a quatro metros de altura e as flores podem ser observadas de julho a agosto, deixando a paisagem ainda mais bonita! A flor da taboa dura muito tempo mesmo depois de cortada, e usamos ela em nossa decoração - fica rústico e lindo!

E o que esta planta tão diferente tem a ver com nosso hotel?

Esta planta serve como alimento, abriga pássaros e contribui para o ecossistema ao seu redor.

Sua água é um filtro biológico, inclusive removendo metais pesados.

A fibra de seus caules é matéria-prima para artesanato, prática que vem sustentando muitas famílias.

Ela é também antisséptica e cicatrizante e suas propriedades tem fins medicinais, curando dores e inflamações.

Ela nos inspira todos os dias, quando a admiramos, vigorosa, forte e tão cheia de vida!

Hoje ela está presente em nossa marca e faz parte de nossa essência: que é acolher, cuidar e criar uma conexão com a natureza e com todo o bem que ela faz.

A Taboa nos representa, contribuindo com o meio ambiente, com a fauna, com a água e com as pessoas. Limpa, cura, cicatriza e... floresce, alegrando os corações, renovando a esperança e nos abastecendo de energia.


Ficou curioso para conhecer a Taboa de pertinho? 

Então faça a sua reserva em nosso site clicando aqui e venha curtir dias com a paisagem tranquila repleta de natureza!